domingo, 4 de outubro de 2015

Jogos

 Com base nos trabalhos de Jean Piaget consideram-se três grupos de jogos:
-Os jogos funcionais são exercícios sensório-motores.
-Os jogos simbólicos são aqueles onde a criança brinca de faz de conta, imita o adulto e recria cenas do quotidiano.
-Os jogos com regras, que inicialmente são regras simples para se irem tornando cada vez mais complexas.
Todos os dias jogamos, pode ser um jogo curto ou longo. Os jogos fazem parte do nosso quotidiano na sala.
Utilizando a classificação de M. Borotov os nossos jogos são:
1- Jogos verbais, imitativos e «mágicos», jogos de iniciação.
-Primeiras criações lúdicas da criança em contacto com a vida quotidiana (gestos dirigidos a animais, plantas, etc...)
-Jogos executados pelo adulto para as crianças.
-Simples divertimentos individuais ou coletivos; criações «artísticas» e «técnicas» (canções de roda, etc...)
-Jogos de sorte (cara ou coroa, formas de designação e eliminação)
-Jogos de azar (jogos sem pontuação ou em que a pontuação é um acessório do jogo...)
-Jogos de simulacro (Faz de conta...)
2-Jogos de força e destreza.
-Jogos de destreza propriamente ditos (destreza de mãos, pés...).-Jogos de destreza com pontuação.
-Jogos de ginástica «rítmicos» (com os lenços, com as bola e ringue...).
-Jogos de força propriamente dita ( levantar, lançar objetos...).
-Jogos de força e destreza complexa ( saltar, correr, lançar...).
3-Jogos intelectuais (jogos de engano e farsa, jogos de memória, jogos de esconder, jogos geométricos, jogos de combinação com peças...)
Escusado será dizer que o grau de dificuldade dos jogos tem sempre em atenção a idade e o estado de desenvolvimento das crianças. (Manuela Calado Gama)

Sem comentários:

Enviar um comentário