sábado, 24 de outubro de 2015
As áreas de expressão
Na sala os cantinhos: do teatro, casinha das bonecas, musica, plástica, jogos de chão, cabeleireiro e fantocheiro, são áreas de expressão.
As áreas de expressão proporcionam em simultâneo um trabalho individual e em grupo, sem estarem sujeitos um ao outro, é um lugar onde se sentem felizes, onde cada um tem liberdade de estar onde lhe apetece e poder de escolha dos materiais com que quer criar segundo as suas necessidades e ritmo, deixando voar a imaginação.
Não existem modelos impostos nem lugar para competição, mas sim espaço propicio à revelação de acontecimentos interiores, onde a criança sabe que não vai ser interrogada nem perturbada mas sim que lhe é permitido brincar/jogar com imaginação e trabalhar de forma criativa. Onde a diversidade do material proporciona que a criança aprenda através da experimentação, aliando a pratica à teoria, evitando assim o excesso de teorização, adquirindo conhecimentos globais que a motivam e enriquecem a sua expressão pessoal.
"Ao jogar/brincar com objetos, a criança não só explora relações lógicas de causa efeito, e de forma e função, como é também capaz de explorar relações ilógicas ou absurdas ao abordar o campo incomensurável,onde tudo é possível, inclusive a alteração das relações habituais" Gonçalves, E. (1991, p.31). (Manuela Calado Gama)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário