Sollamy, no seu Dictionnaire de Psychologie define criatividade como " a disposição para criar que existe potencialmente em todos os indivíduos e em todas as idades, em estreita dependência do meio sócio cultural".
Se a criatividade é uma capacidade latente na criança, mas que como tudo precisa de ser estimulada deixando-a despontar de uma forma permissiva e não diretiva, o ambiente de animação da sala põe à disposição das crianças uma diversificação de materiais meios e motivações adequadas que possibilitam a realização de descobertas, fazendo-as sentirem-se confiantes e apoiadas, demonstrando-lhes que mais importante que o processo de execução é a criação. Sobre a forma de jogo, com simplicidade e de forma natural as crianças iniciam as suas próprias criações, que com a continuação vão ser cada vez mais elaboradas e precisas.
A criatividade a que me refiro é representativa de pensamentos, afetos, pulsões, emoções, atitudes, reacções fisiológicas e psicológicas, é uma necessidade e predisposição interior de alterar e modificar, recorrendo à imaginação, consegue-se tomar atitudes de forma inovadora e original.
Guilford in Ferraz, M. H. (1996) afirma que " o que caracteriza a criatividade é o pensamento divergente, pois este pensamento caminha em várias direcções, inventa o máximo de respostas possíveis, procura soluções novas". Manuela Calado Gama
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