sexta-feira, 30 de outubro de 2015


Trabalhamos o silêncio e a imaginação " Estou sentado numa nuvem"
(...como era a nuvem, do que era feita, conseguiram sentir cheiro, se dessem cor ao cheiro qual era?)
-A minha nuvem era um tiranossauro, levou-me ao país dos dinossauros Tirexes, cheirava-me a triptossauros porque me cheirava a ervas, dava a cor verde. (Miguel Palaio)
-Era em forma de triângulo, era feita de algodão, cheirou-me a algodão o cheiro era branco. (Maria)
-A minha era de forma de super homem estava parada. (Santiago)
-A minha nuvem era de dinossauro cheirava-me a comida e o cheiro era vermelho. (Martim)
-A minha tinha forma de coração, cheirou-me a caranguejos e cheirava-me a ananás na praia, o cheiro tinha cor branca. (Miguel Sobral)
-Eu imaginei que a minha nuvem era um coração de algodão, cheirou-me a limão porque eu gosto de comer limão e o cheiro era a verde. (Ivo)
-Eu imaginei que a nuvem era um coração de algodão, também me cheirou a limão, mas o meu cheiro é vermelho. (Alice)
 As nossas aranhas feitas com as tampas de iogurte
O que fizemos hoje:
-Fiz o jogo do lobo e dos coelhinhos, brinquei no lego e no supermercado.(Santiago)
-Brinquei na casinha da bunecas, almocei e fazi a aanha. (Matilde)
-Brinquei nos fantoches, fiz o jogo do lobo e fui um coelhinho, disse o verso da bruxa. (Ivo)
-Brinquei na casinha, estive na biblioteca, fiz um desenho, vi as fotografia, fiz o jogo do lobo e dos coelhos e disse os versos da bruxa xereta. (Alice)
-Brinquei na micinia, deixei os clientes comprarem, o Santiago era o chefe e disse os versos da bruxa. E cantei a canção do dia feliz, porque gosto mais do que a de quando acordei e almocei bem. (Miguel Palaio)
-Brinquei na mercearia, almocei bem e brinquei na mercearia e comprei cãozinhos para o Santiago brincar com eles.(Martim)
-Brinquei do lego, almocei bem,  comi ao lanche flocos, brinquei do lobo e dos coelhinhos. (Mia)

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

...No faz de conta tudo vale...as almofadas são flores coloridas...as borboletas nascem de ovos, com o nosso corpo fizemos os ovos.... 
 ...utilizamos lenços para fazer as asas de borboletas e voar por entre as flores...
...poisadas em cima das flores esconderam as asas para não serem pisadas pela bruxa...
 ...Com a carimbagem dos pé e das mãos de ontem....
 ...fizemos estas lindas bruxinhas para emprestar aos jovens da E. B. 2 3 ...
...para utilizarem numa atividade que vão fazer...

O chefe foi o Luís fez as tarefas do chefe e portou-se muito bem.
Aprendemos a poesia da Bruxa Xereta....tem coisa que nós temos...
                                       Bruxa Xereta
                                       Também é cambeta 
                                        usa moleta
                                        e chapéu violeta
                                        A bruxa Xereta
                                        usa chupeta
                                        Pisa na asa 
                                        da borboleta
                                        que voa zambeta
                                         fazendo careta
                                         pra bruxa Xereta
                                         de chapéu violeta
                                          que chupa chupeta
                                  
...exploramos a poesia através do jogo de movimento e  dramatização...



quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Eu sou forte... já sou crescido não vou rir...
Trabalhámos aos pares, para fazer um trabalho.
...ri quem pinta e quem se deixa pintar...
...bem divertido...
...tantas cocegas...

O chefe foi o Ivo, fez as tarefas do chefe respondeu às perguntas dos amigos e até foi capaz de bater silabicamente o nome do irmão Isaac.

Resposta do  Miguel Palaio à conversa da professora
(-...Na escola os meninos também mandam...mas quem manda mais é a professora por isso tem que fazer o que a professora pede, em casa mandam são os pais e os meninos tem que fazer o que os pais querem...)

 -Quando eu for grande vou ser forte e vou mandar no meu pai ele vais fazer tudo o que eu quero, (...porquê?) porque eu vou mandar nele.

Trabalhámos aos pares todos pintámos e todos gostámos. Fizemos carimbagem com pés e mãos, para fazermos um trabalho surpresa.
Tivemos aula de música, e fomos à festa de anos da Beatriz da sala 2.

Parabéns à Beatriz e aos pais.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Continuàmos a brincar/Jogar com rolhas, uma para cada dedo da mão...
Colámos as rolhas no papel e fizemos grafismos com lápis de várias cores.

 A chefe foi a Maria quis cantar a canção do Dia feliz  que já tínhamos aprendido e que é muito bonita https://youtu.be/jXZQi9qFiFs
Ouvimos a história do "Ratinho Medroso" e falamos a história, sobre os medos e sombras que parecem medos e o que faz as sombras.Batemos os nomes silabicamente, vimos quais os nomes que tem mais silabas e os que tem menos e continuamos as nossas aranhas.
Fomos à aula de ginástica, fizemos jogos com arcos e aprendemos a rodar o arco.
Brincámos e portámos-nos bem.
Comemos bem, a Matilde hoje comeu fruta desidratada, maçã e maçã com canela, que a mãe do Miguel Palaio ofereceu para os meninos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

                          
Vimos uma história em powerpoint "A bruxinha da escova dos dentes" é uma historia sobre higiene oral, com ela terminamos o tema da alimentação, esta história serviu também para começarmos a prepara o Walloween...
 ...toda a bruxa que se preze... tem um gato preto e umas aranhas lá por casa.... A nossa bruxa pediu ajuda aos alimentos... e nós aproveitamos as tampas dos iogurtes, para fazermos umas aranhitas. Como é um trabalho que depois de feito por nós tem que levar cola quente, trabalhamos aos pares, por isso não terminamos todos o trabalho e continuamos amanhã.
Através de jogos de movimento trabalhamos, introdução ao grafismo, e o "Mundo Mágico da Matemática" utilizando percursos com setas de direcção...
 ...com tampas trabalhamos quantidades e cores... uma tampa de cor  por cada ano de vida que temos...
 ...depois passámos para o papel, fizemos o numero de círculos correspondentes à quantidade de anos e pintámos com as cores das tampas.

Brincámos nos cantinhos e no recreio.
Comemos bem, a Mia hoje comeu tudo, o Santiago não comeu carne.
O fim de semana não devia ter corrido muito bem ao Luís e a Lara, não se portaram muito bem. O Luís chorou varias vezes, por coisa insignificantes para o adulto mas que para ele não eram.
A Matilde hoje chorou porque a Mia fez um circulo na folha dela, ela não queria, mas a Mia diz que foi só para a ajudar porque a Matilde disse que não sabia fazer.

domingo, 25 de outubro de 2015

Expressão plástica


"Em toda a parte onde há alegria à criação...o jubilo nasce espontaneamente da criação, toda a criação implica formalmente o êxtase." (D. Huissman)
A área de expressão plástica  permite o contacto como o mais diversificado tipo de materiais, onde o jogo de exploração e (re)criação se pode praticar e não necessita de companheirismo, é uma forma natural de brincar, experimenta, e deixar registada a sua própria marca.
Tem como objetivo deixar expressar sentimentos através da criação com materiais plásticos, a grande variedade de materiais que podem ser postos à disposição das crianças neste espaço permite-lhes a compreensão das diversas formas de linguagem artística, permitindo-lhes vivênciar situações novas que lhes permite desenvolver a sensibilidade estética e criatividade, através de interpretação manipulação, misturas e criação.
As formas de expressão nesta área podem ser o desenho, a pintura, dobragens colagens, carimbagem, tecelagem, olaria, etc... (Manuela Calado Gama)

sábado, 24 de outubro de 2015

As áreas de expressão


Na sala os cantinhos: do teatro, casinha das bonecas, musica, plástica, jogos de chão, cabeleireiro e fantocheiro, são áreas de expressão.
As áreas de expressão proporcionam em simultâneo um trabalho individual e em grupo, sem estarem sujeitos um ao outro, é um lugar onde se sentem felizes, onde cada um tem liberdade de estar onde lhe apetece e poder de escolha dos materiais com que quer criar segundo as suas necessidades e ritmo, deixando voar a imaginação.
Não existem modelos impostos nem lugar para competição, mas sim espaço propicio à revelação de acontecimentos interiores, onde a criança sabe que não vai ser interrogada nem perturbada mas sim que lhe é permitido brincar/jogar com imaginação e trabalhar de forma criativa. Onde a diversidade do material proporciona que a criança aprenda através da experimentação, aliando a pratica à teoria, evitando assim o excesso de teorização, adquirindo conhecimentos globais que a motivam e enriquecem a sua expressão pessoal.
"Ao jogar/brincar com objetos, a criança não só explora relações lógicas de causa efeito, e de forma e função, como é também capaz de explorar relações ilógicas ou absurdas ao abordar o campo incomensurável,onde tudo é possível, inclusive a alteração das relações habituais" Gonçalves, E. (1991, p.31).  (Manuela Calado Gama)

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Oficina da criança

Fomos à Oficina da Criança é um lugar onde crianças e professora gostam de ir.
É um espaço no concelho, de apoio à  infância e à escola, onde existe uma  técnica, e que deve ter uma atenção positiva e privilegiada por parte da C:M:M para que o trabalho continue a ser positivo em prol da educação.
Ouvimos uma história...
Depois quem quis dramatizou o que ouviu...
...e fomos apanhar bolotas que iremos utilizar nos nossos trabalhos...

Avaliação das atividades:

-Abri hoje a gaveta da alegria, fui à oficina da criança, ouvi uma história da bolota e brinquei na areia. (Santiago)
-Eu abri a gaveta do sorrir. O meu sapato estragou-se a tia colou e ouvi a história da bolota. (Maria)
-Abri a gaveta da alegria, portei-me bem, brinquei, a Mia foi a chefa, a Lara hoje não veio. Fui à oficina da criança, ouvi uma história e fiz um teatro, a história era da bolota.(Alice)
-A gaveta é a da alegria, apanhei bolotas muitas, o cavalo pisou, o quilo (esquilo) comeu, o menino tubui (destruiu) a arvore. (Mia)
-Abri a gaveta da alegria, fui à oficina da criança, ouvi uma história, o esquilo comeu a bolota, o cavalo pisou-a, a cabra comeu-a e apanhei bolotas.(Martim)
-Oficina, bolotas, binquei fora, e binquei na areia. (Alexandra)
-Abri a gaveta do pássaro da alma foi a da alegria. Fui à oficina da criança, ouvimos a história da Maria, os animais comeram a bolota da Maria e os meninos partiram a árvore, estragaram tudo. A Maria não desistiu e conseguiu ter uma árvore. (Miguel Palaio)
-Na si, fomos à oficina da criança, apanhei blota. (Matilde)
-Abri a gaveta da alegria. Fui à oficina da criança e fui almoçar. Vi a Maria que contou a história, que é sobre as bolotas, o esquilo comeu a bolota, o cavalinho pisou,os meninos estragaram tudo e andei a apanhar bolotas.(Ivo)
-Abri a gaveta da alegria. Fui à oficina da criança apanhei bolotas. O esquilo comeu a bolota e a cabra comeu-a, o cavalo pisou-a e os meninos destruíram,  o caçador (lenhador) cortou a árvore, gostei de ir, qualquer dia vamos lá fazer doces. (Miguel Sobral)



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Deitar cedo e  dormir muito é importante para crianças nesta idade,
precisam muito de se deitar cedo, durante a semana, à noite não podem ver TV e brincar até lhes apetecer.
À meninos que adormecem quando se sentam ou quando estão em pé encostados às mesas.
Meninos que vem para a escola, sem descansarem o necessário, são crianças que não dão o rendimento que lhes é pedido em meio escolar.
Quem se sente feliz... quando quer dormir... e é obrigado a estar acordado?
EU, não!!! Penso que os meus meninos também não!!!

Fizemos um jogo de comunicação e expressão,  existem muitas formas de comunicar...
 as pessoas falam, os cães ladrão, as galinhas cacarejam ...fingimos que éramos galinhas, cacarejamos uns com os outros, batemos as asas, rimos e divertimo-nos muito..
Descobrimos outras cor secundária juntamos vermelho com azul, foi o roxo que até parecia castanho...
Pintámos círculos com cores primárias e pintamos cores secundárias.

-Brinquei lá fora, brinquei com os monstros pintei círculos, amarelo, com azul e vermelho, e pintei cor de laranja e verde e parece castanho e quero dizer que gosto da Mãe.( Martim)
-Brinquei lá fora, cá dentro, pintei com vermelho, amarelo e vede, (...mas já não se lembra do que viu nestes dias de férias, porque lhe sobe a pouco estar com o pai e com a mãe a tempo inteiro...).(Ivo)
-Gosto da Mãe e gosto do Pai, gosto do mano e mais não sei, fiz os trabalhos bem, não levei cartão vermelho, marquei a estrelinha, estou contente, abri a gaveta da alegria, brinquei na casinha das bonecas, fiz um trabalho dos círculos com cores primárias e secundárias, não fui o chefe. (Alice)
-Brinquei lá fora, brinquei na casinha, marquei a estrela, pintei círculos, vermelho, amarelo, azul. (Alexandra)
-Binquei no escolega, abri a gaveta da alegria, pintei com azul,amarelo, vermelho, de verde de castanho e laranja. (Mia)
-Fiz duas pinturas, abri a gaveta da alegria, brinquei nos monstros, fiz um desenho sobre dinossauros, pintei com amarelo, com vermelho e fiz com cores primárias as outras várias cores que são secundárias. (Diogo Palaio)

O Castanho faz-se com azul,  vermelho e amarelo. Com azul e vermelho dá roxo mas como as cores que utilizamos  já não são puras e as proporções não são as  corretas,  nalgumas pinturas, a mistura do vermelho e azul deu uma cor mais parecida com castanho do que com roxo.

Obrigado à mamã da Matilde pelas bolachinhas da "Ana" que mandou para os meninos. Gostámos muito, os meninos gostaram dos carrinhos e as meninas das estrelas e dos ursos. Parabéns á mana "Ana" as bolachinhas são uma delicia.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Brincámos/Jogámos ao "Mar de Palavras" e ao "Mundo Mágico da Matemática"
Na aula de Música mexemos em instrumentos.
 Pintámos com cores primárias e descobrimos uma cor secundária, trabalhámos aos pares.

A chefe foi a Lara, fez as tarefas do chefe e cada menino falou da gaveta que iria abri, durante o dia, no seu pássaro da alma.

Preocupações de criança....
-Professora tiras-me o cartão vermelho? (Miguel Palaio)
-...só sexta feira...
-...mas tiras o cartão...e tenho barquinha?
-...tens...
-...e tenho direito à goma inteira ou só a metade?
-...inteira...
-É mesmo inteira? É que eu gosto muito dos tubarões.


Avaliação das atividades:
-Brinquei, fiz com as cores primárias, azul e o amarelo e deu verde é uma cor secundária. Aprendemos uma canção da Bruxa eu gostei muito cantei todo o dia.(Santiago)
-Abri a gaveta da alegria, cantei, brinquei no correga, descobri uma letra e uma cor que fez o azul e o amarelo e juntado é verde. Aprendi uma canção da Bruxa e é ó bruxa má e fui à música e a canção era do Dó. (Mia)
-Abri a gaveta do medo, fiz uma pintura e aprendi a canção da Bruxa, na música tocámos com os pratos e cantámos a canção do Dó e do Ré. (Martim)
-Abri a gaveta da alegria do meu pássaro da alma, brinquei na casinha, no mercado, tive aulas de música, marquei a estrelinha, aprendi a canção da Bruxa. (Alice)
-Abri  a minha gaveta da amizade e do medo, cantei a canção da Bruxa. Pedi para tu tirares o cartão mas disseste que ainda não, só sexta feira. Pintei e descobri que a cor verde se faz com azul e amarelo porque são cores primárias e o verde é uma cor secundária porque é de mistura. (Miguel Palaio)
-Abri a gaveta do carinho, brinquei na casinha das bonecas e nas peças, fiz pintura com cores e misturas e descobri o verde, junta-se o amarelo com azul. (Maria)
-Abri a gaveta do coração, ouvi a musica da bruxa e cantei a canção do Dó e do Ré. Pintei de azul e amarelo e a cor que dava é verde, o amarelo e o azul são cores primárias. (Miguel Sobral)


Dois meninos abriram a gaveta do medo, a professora ensinou uma canção que fala de medo, todos gostára muito, levaram o dia a cantar. https://youtu.be/8umuWvqKwFg
Fizemos jogos com regras. Pintámos e descobrimos uma cor nova.
Brincámos/Jogámos ao "Mar de Palavras"  para isso utilizámos a frase da canção "Ó bruxa má, não tenho medo de ti" e descobrimos letras que pertencem aos nossos nomes. Ainda não sabemos escrever os nossos nomes, nem conhecemos o nome das letras por isso utilizámos os nossos cartões com o nome, para compararmos as letras, descobrimos muitas.
No mundo Mágico da Matemática ligamos o numero 1, 2 e 3 à quantidade de círculos correspondentes.
Na aula de musica aprendemos nome de alguns intrumentos. e aprendemos a altura dos sons.


terça-feira, 20 de outubro de 2015

Para quem não sabe hoje fiz anos com a Minha amiga Maria, e fizemos uma festa para os amigos.
Parabéns às Princesas e aos Pais

-Eu quero ajudar nas descorações da festa da Maria. (Miguel Sobral)

Avaliação do dia.
-Eu hoje abri a gaveta do meu pássaro da alma, foi a do contente e a da alegria, mas fui para a aula da ginástica e abri outra, portei-me mal na ginástica e a professora Carla não me deu mais cinco. Fiz um desenho das frutas do dia da alimentação. (Miguel Palaio) 
-Brinquei e fui à ginástica, portei-me mal e não tive direito a mais cinco. Quando cheguei à escola abri a gaveta da alegria e depois já não sei o que aconteceu, fiz um desenho da alimentação. (Santiago) 
-Abri a gaveta da alegria e tenho estado alegre todo o dia, é porque brinquei, fui à ginástica, a professora Carla deu-me mais cinco, brinquei com bolas e fiz um desenho da alimentação. (Maria)
-Fui à ginàtica a Carla deu-me a bola, brinquei, fiz um desenho, abri a gaveta do pássaro da alma da alegria. (Mia)
-Abri a gaveta da alegria e tive um cartão vermelho, porque me portei mal na ginástica, a professora Carla não me deu mais cinco e disse:- se o Santiago, o Miguel Palaio, o Luís e eu se portássemos bem para a próxima aula dava mais cinco, ela não ficou contente. (Martim)
-Abri a gaveta da alegria e não me portei mal e faço anos e sou a chefe, pus o sol e as nuvens, a presença e fiz um desenho da alimentação. Faço anos com a Maria, a minha mãe vai trazer o bolo, sumo, copos, pratos e surpresas. (Alice)
-Foi à ginatica, brinquei (já digo brinquei), papei e fiz o desenho. (Matilde)

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pássaro da Alma

 Vimos, no vidioprojetor, The Soul Bird -Trailer https://youtu.be/9MT9E7o3rM0
Fizemos pintura, utilizámos o vermelho e o amarelo.
E descobrimos que a cor final é o laranja.

O chefe foi a Matilde, fez as tarefas e respondeu às perguntas dos amigos e da professora, sabe quem é que vive em casa dela, sabe que a casa dela é grande mas ainda não sabe o nome da terra onde mora, porque diz que mora em casa e no quintal (não à crise porque vai aprender...)

Novidades que queremos partilhar:
-A minha tia também vive aí (...a onde?) vive na intilinterna (Inglaterra). (Alice)
-A minha mãe fez um bolo de bolacha. (Alexandra) 

Avaliação das atividades:
-Brinquei na casinha da munecas, vi o filme das canções e o "Pássaro da Alma", fala de tudo, da menina cá na escola. (Matilde)
-Fiz pintura com amarelo e vermelho, descobri a cor laranja, faz a mistura do vermelho e do amarelo. O "Pássaro" é feito de gavetas, a professora leu o livro e depois vimos no teu contador (computador) uma musica do "Pássaro da Alma". (Miguel Palaio)
-Vimos um filme do "Pássaro da Alma" e ouvimos a história, é feito de gavetas eu hoje abri a gaveta da alegria e fiz pintura com vermelho e amarelo que são cores primárias, deu laranja, o laranja não é uma cor primária. Brinquei com os dinossauros e joguei. (Santiago)
-Brinquei na casinha das bonecas, vi um filme, era do "Pássaro da Alma", ouvi a história do "Pássaro da Alma" ele cuida das pessoas, é feito de muitas gavetas, e marquei a presença e marquei a estrelinha e ajudei-te porque a Maria maguou-me e eu fiquei triste e abri a gaveta da tristeza. (Alice)
-Brinquei nos legos e vi o filme.(Mia)
Aprendemos uma canção nova Dia Feliz - bom dia da  https://youtu.be/jXZQi9qFiFs 
Fizemos jogos de movimento com regras que implicam atenção e destreza.
Ouvimos o Livro "O Pássaro da Alma" de Michal Snunit, falamos sobre ele e vimos o Trailer.
Os pássaros tem muitas cores, quase todos sabemos muitas cores, mas não sabemos como se fazem, por isso vamos começar a descobrir as cores, utilizando para isso as cores primárias, começamos pelo amarelo, porque todos dizem que o sol é amarelo e pelo vermelho que é a cor do morango, e quase todos gostamos.
 Brincamos/Jogamos no quadro com o titulo do livro "O Pássaro da Alma" no"Mar de Palavras" descobrimos as letras correspondentes ao nome dos meninos e batemos os nomes silábicamente, no "Mundo Mágico da Matemática", descobrimos que a letra M é a que tem mais nomes e o S é o que tem menos.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Encontro de jardins de infância

O encontro de jardins de infância foi muito giro e correu muito bem
 
As mascotes da nossa sopa, hoje já têm o rabo de bacalhau e os ovos no ninho.
Açorda para alguns meninos, a mamã Cinda serviu...
Feijão com couve só para a Alice, o papá Henio não convenceu mais ninguém.
A mamã Rita está distraída,  mas tem uma sopa da panela que até nos agrada um pouquinho...
 A mamã Cristina ofereceu caldo verde, blec, blec os crescidos que o comam...
Mas... isto da associação de pais agrada-nos...
Boa.., fruta.., gostamos tanto...melancia  e morangos adoramos... Boa!! aqui tiramos a barriguinha da miséria.
 Os alunos do P.I.E.F.E., fizeram jogos, para nós.
No final, antes dos amigos dos outros jardins de infância irem embora, comemos bolinhos e cada menino  recebeu um marcador que os alunos do P.I.E.F.E. fizeram e um vaso com couve ou alface que a associação de pais ofereceu para levarmos para casa.
Até achei engraçado, mas...não há nada como os braços da minha mãmã, desculpem, "mas temos pena".
 
Só estamos à 22 dias (contando com os dias que já faltamos) no Jardim de Infância, quer queiram ou não somos pequeninos, alguns de nós ainda não estamos habituados a esta confusão da vida escolar...
Na nossa sala, no nosso espaço, com a professora e auxiliares, somos reis...mas noutros contextos o comportamento torna-se mais complicado.
Por isso hoje houve mais momentos de choro e azares do que nos 22 dias de aulas.
A Matilde e o Santiago foram os meninos que mais choraram, o Martim teve um azar, mas tudo se resolveu.
Para a professora, a base para a autonomia, independência e felicidade no espaço escolar, é adquirido através da segurança e confiança. 
Na nossa idade  isso é transmitido  muita das vezes através de um porto seguro o "colinho" e ouve para alguns meninos. Par quem não concorda "temos pena" ele está sempre disponível.
Estamos a crescer e a aprender, estes comportamentos vão ser ultrapassados.

Comemos bem e comemos muita fruta. O Santiago só comeu duas tigelas de sopa de brócolos a professora deu-lhe de comer e comeu tudo, a Matilde  não gosta,  nem quer provar fruta.



quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Açorda, um, dois, tês já está

Amanhã vamos ter na nossa escola  uma mostra de sopas, a nossa sopa vai ser AÇORDA. 
Precisamos  de fazer uma decoração para a mesa.., um dois três.. mãos à obra...vamos começar.
A açorda leva pão, do pão podemos fazer um corpo, se colocarmos palitos podemos prender mais coisas...
...e leva coentros que podem servir de crista.., e alhos que podem servir de bico...
...com pão mais pequeno podemos fazer asas.
...Isto precisa de força, com a ajuda da língua, a fazer força até é mais fácil... e já está... a asa está pronta.
...tenho que a colocar em posição de pôr ovos...sim porque ela vai pôr.., porque a açorda leva ovos...
...e tem duas asa para mim isto é canja.., eu até sei como se faz o pão.., já devo ter visto a minha avó Lurdes a fazer.
...a açorda não leva uvas mas com elas podemos fazer olhos, porque o que estamos a fazer leva olhos.
Sabem o que é? Não?? É uma galinha!!!  
Só lhe falta o rabo de bacalhau ( que colocamos amanhã) para ser uma açorda completa, porque os ovos estão no ninho que também fizemos com pão.
...a brincar e a aprender, fizemos um galo, uma galinha e um ninho.
Mas hoje não fizemos só isso, ainda fizemos mais...
Como temos estado a brincar na sala com o Arcimboldo, em casa também brincámos com os pais a decorar legumes e a escrever versinhos para brincarmos na sala.
Hoje na escola,  aprendemos o verso sobre cada legume e fizemos um teatrinho...mas era para ser só para nós., ...
Os pais ficaram tão contentes de poderem brincar e voltarem a ser crianças, que também quiseram assistir ao nosso teatro.
Aprendemos os versos, todos juntos até sabíamos dizer...mas quando vimos tanta gente, os pais os avós, as tias e os amigos da sala 2, que convidamos para verem, as palavras não saiam.., ou saiam muito baixinho.
A Matilde chorou e o coração do Martim batia tanto que a professora até o sentia nas mãos...mas a professora estava mesmo ao pé para ajudar...
Se os crescidos ficam com o coração a bater, quando tem que falar em publico, não é de admirar que as nossas palavras tenham saído baixinhas ou para dentro...
Pela primeira vez foi muito bom.., ninguém ter vergonha de pegar no legume e ter mostrado aos amigos.
Portámos-nos todos bem, porque somos muito bonitos e amigos.
Comemos todos bem, a sopa o segundo e a fruta, a Mia comeu uma tigela cheia de sopa e mais metade de outra, comeu tanta sopa que já não comeu as batatas, o Santiago comeu frango com batatas fritas.