segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Passeio com os AVÓS à Freguesia de Brotas

-Fomos ás Brotas com os avós, ver as casas antigas e a olaria vimos o forno e a máquina que fazia bolachas de barro. (Diogo)
-Vimos o senhor oleiro, que se chama José, a fazer canecas de barro e copos e fez uma tampa que se chamava, termo, terno,talego, (testo) não sei dizer. (Mariana)
-Estava a fazer barro com uma roda a rodar, a rodar, estava a fazer uma caneca e depois ia para o lume a queimar. (Pedro)
-E vimos o senhor a fazer o mealheiro. (Leonor)
-Fomos ver o barro, foi o senhor que fez, panelas e jarros, fui com a minha avó Sara e Antónia. (Mariana Caeiro)
-Vimos o senhor a fazer canecas e fomos á olalia (olaria). (Filipa)
-Vimos senhores na olaria, o senhor estava a fazer barro e canecas e copos e tampas. (Afonso)
Também nas Brotas a hora da bolachinha é sagrada.
-Comprei um porco que é um mealheiro para por as moedas. (Diogo)
-Comprei um copo para beber Ice tea. (Margarida)
-Comprei um cogumelo para ir comer chouriço com o pai e com a mãe. (Afonso)
-Eu comprei um porco que era uma porca, para meter moedas que se chama miiialheiro. (Leonor)
-Eu comprei uma panela. (Mariana Caeiro)
-Comprei uma coisa para meter as azeitonas de um lado e o caroço do outro, para a minha avó e um copo para a minha mãe foi o avô que comprou. (Mariana Matos)
-Fomos ver um correio antigo com uma senhora muito velha e tinha uma balança para pesar as cartas. (Margarida)O senhor Pedro tinha um capote vestido.Fomos ver as casas de antigamente, visitamos "As casas de Romaria das Brotas"
Depois de um passeio pelas ruas de Brotas, um merecido descanso junto á lareira na casa da confraria de Cabeção, onde vimos utensílios muito antigos que ainda nunca tínhamos visto.
-As casas tinham camas pintadas, tinha um berço pintado, e era onde metiam os bebes a dormir, abanávamos e o bebe dormia.
também tinham janelas e roupas de antigamente, tinha os móveis de antigamente e um quadro com roupas de antigamente, também via a cozinha, tinha mesas e cadeiras, também eram pintadas. (Mariana Matos)-Fomos á igreja, vimos os bancos e vimos portas e o microfone do padre. ( Tomás)
-Fomos com os avós e lá na igreja ajoelhei-me e eu disse umas coisas, a minha avó ajudou-me a dizer, e eu disse o que a minha avó disse. (Leonor)
-Onde a Leonor se ajoelhou estava o Jesus morto escondido, não se via. (Diogo)
-O Jesus estava morto e escondido, não se via, estava dentro de uma caixa que tinha lá dento um coração que era o coração de Jesus. (Leonor) Os avós gostaram muito, depois viemos para a escola almoçar.
O Gil não foi ás Brotas foi ao médico.
Não se assustem.
Ele quer ser médico e fez o seu próprio diagnóstico
-O senhor doutor diz que eu estou muito doente.
Os meus olhos estão mal porque estão ao pé do cérebro.
(Ao pé do cérebro, e os olhos dos outros meninos onde estão?)
Os dos outros meninos não estão ao pé do cérebro estão ao pé das pestanas, as deles estão lá dentro nos ossos.
Eles (olhos) vêem porque estão muito tempo ao sol.
A solução para verem bem é não estarem ao pé do cérebro.
Só vou usar óculos se não tiver medo.
-Tens medo de usar óculos?
Não tenhas medo. (Diogo)
Não, eu tenho é medo daquelas luzes todas do médico nos olhos.
















o

Sem comentários:

Enviar um comentário