terça-feira, 15 de março de 2016

 O balão também serve para fazer uma prenda, colocamos o fio e rodamos, rodamos...
 ...depois secamos...
...com muito cuidado e já está...

-Ontem fizemos experiências com oxigénio, a chama arde quando tem oxigénio, quando não tem apagasse, o ar quando aquece faz voar o balão e ele levanta e baixa, os pulmões servem para respirar o ar. (Santiago)

-Eu foi o chefe, brincou na casinha, comi, dei os leites e disse podemos começar, fomos à rua, estava a pingar, quando fomos pá ginástica, no almoço  a chover vestimos as capas. Na ginástica brincamos com as bolas, a pofessola Cala não queria os meninos em cima dos colchões, o Luís foi teimoso correu mais o Martim. Eles brincaram nos jogos, a Mia brincou nos carros, o Santiago esteve a fazer o galinho, o Miguel fez o cesto (...que livro é que ouvimos ler e do que é que falava?) O livro do pássaro, fala de abrirmos as gavetas. O Samuel fez barulho quando estacamos no yoga. (Alexandra)

segunda-feira, 14 de março de 2016

 Todos gostamos de fazer experiências... hoje brincámos com o Ar
 -O Ar é invisível...o ar tem oxigénio. (Miguel Palaio)
 Descobrimos onde havia mais oxigénio...
 ...e menos...a vela apagou-se mais depressa...
 ...assim o balão não enche...mas...
 aquecemos o ar e o balão começa a encher...
 ... até sobe...
... ao ar em movimento chama-se vento..,  fizermos vento e conseguimos fazer dançar o balão.

Fizemos jogos e continuamos a fazer prendas, uma das prendas é feita com um balão por isso aproveitamos para fazer experiências também com balões.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Continuamos nas prendas e prendinhas.
Fizemos o jogo do lobo e dos coelhos, pintamos uma mandala da pascoa.
Hoje todos comemos fruta com casca e comemos bacalhau.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Começamos mais um ciclo de... prendas, prendinhas cartões e cartõezinhos.

Todos os dias falamos que vivemos numa vila de Portugal, que somos portugueses e  falamos português, por isso  fomos ver na televisão quem vai ser o presidente do nosso País. O Miguel gostou muito de ver não se queria vir embora, a professora ainda perguntou ..."queres ser presidente quando fores crescido?", "... não quero é  trabalhar nas obras".

Todos achamos que é melhor ser presidente do que ser chefe, porque manda mais, a partir de hoje passamos a ser presidentes em vez de chefes, o primeiro presidente da sala foi a Maria.

Na aula de musica vimos um filme e o professor fez perguntas sobre os instrumentos, fizemos um desenho para oferecer ao António que fez anos e nós fomos à festa.
Brincámos com a imaginação.
A professora deu uma dica "...vamos imaginar que estamos sentados no cimo de uma montanha a ver o mar, sentimos a brisa, o cheiro da água salgada e vemos muitas gaivotas a voar...agora vamos lá fechar os olhos e brincar com a imaginação..."
A presidente Maria deu asas à imaginação e contou uma história.
" Eu vi uma gaivota que disse-me: -estás a fazer o quê?
E eu disse:-estou à  procura de peixes e depois a gaivota viu um tubarão e disse assim, o que andas aqui a fazer tubarão?
O tubarão escondeu-se porque andava a apanhar gaivotas e não queria que ela o visse. Depois veio uma menina que queria apanhar peixes para o seu avozinho, estava a pescar os peixes, mas depois apareceu um lobo mau que queria comer a gaivota, mas a menina não deixou e gritou socorro, socorro mãezinha o lobo quer nos comer. Depois ela viu um caranguejo que queria ser amigo dela e apareceu um cãozinho que queria brincar com eles. Brincaram. Depois viram uma casa que devia ser da mãe dela, eles foram lá e depois viram lá a avozinha e viram lá o lobo e depois acabou a história." (4 anos)

segunda-feira, 7 de março de 2016

Fizemos flores com sementes de abóbora
- Amanhã não venho professora...vou ao café com a minha mãe com a minha avó e com a tia...(?) porque é o dia da Mulher. (Maria)
Falámos do dia da mulher ... depois escrevemos numa folha de papel, cada um à sua maneira, com as letras que já sabemos desenhar... o que é para nós uma mulher...por fim traduzimos o que escrevemos.
-Uma mulher é uma menina. (Matilde)
-Uma mulher é zangar-se com as outras. (Alice)
-Uma mulher é uma gata, porque é fofinha. (Santiago)
-Uma mulher é uma flor. (Mia)
-Acho que as mulheres tem cabelo comprido, servem para ajudar, dar miminhos e para me pegar ao colo. (Miguel Palaio)
-É uma senhora que dá abraços, trabalha e dá comer. (Martim)
-Acho que as mulheres são queridas, bonitas e estão cá para dar abraços. (Maria)
-Uma mulher é bonita, dá pães de leite para comer, dá abraços e dá beijinhos. (Miguel Sobral)

domingo, 6 de março de 2016

Sexta feira

Sabem o que é isto???  A professora está sempre a falar neles!!!   São os bichos carpinteiros que existem nas cadeiras e não nos deixam estar com o "rabo" sentado. A minha cabeça nunca pára de inventar, estou sempre com ideias, depois digo-as sempre com este ar de malandrice.
Ter meninos na nossa sala com influencias culturais diferentes das nossas enriquece-nos.., ele aprende connosco e nós aprendemos com ele.
O Samuel vinha a chupar um pau de canela em vez de um rebuçado, para ele é normal para nós é esquisito por isso também quisemos experimentar, fomos pedir ao refeitório e todos gostámos. Era só para chupar ... o Miguel como rapaz despachado que é, toca de trincar... fez uma careta muito feia mas depois até gostou.
A mãe da Maria ofereceu uma barquinha carregadinha de fruta (meloa, ananás, pêssego e morangos) a professora acrescentou banana e maçã para quem não gosta de ananás. Obrigado D. Cristina nós agradecemos.
Fizemos dois jogos novo que não conheciamos, "o lencinho da botica" e "o gato e o rato"
Ouvimos a História do "Capuchinho vermelho" e dramatizamos com fantoches de dedos.
Hoje não podemos brincar nos cantinhos porque o tio da Maria, o senhor Carpinteiro Canas andou a arranjar os moveis, só brincamos no recreio.



quinta-feira, 3 de março de 2016

grafismos

Trabalhámos grafismos...
 Primeiro fizemos com o dedo...
 Depois com o lápis de cera...
e por ultimo com o pincel...
 Só tenho três anos mas estou com muito cuidado e muito concentrada e não quis ajuda nenhuma porque eu sei...,  disse à professora " quero duas estrelas brilhantes no trabalho" (...se deres o teu melhor e estiveres com atenção dou-te as 2 estrelas...)

 -Eu fui o chefe, brinquei, tomei conta dos cantinhos, arrumei a mercearia toda, vi se estava tudo arrumado, fiz um trabalho sobre as montanhas onde os tigres gostam de andar, dei de comer ao peixe, comi tudo, cantei uma canção do bom dia, fiz o jogo dos animais a correr a andar e a fazer o barulho deles, dancei a roda do no alto daquela serra. (Martim)

Em grupo, no quadro, brincámos ao mundo mágico da matemática e ao mar de palavras, aprendemos a dividir um conjunto  (através de desenhos) em dois conjuntos iguais e identificámos as palavras escritas que correspondiam aos nossos nomes.

terça-feira, 1 de março de 2016

 Professora Carla se pensas que nos vais cansar estás enganada...
temos energia e alegria para dar e vender...

Fizemos expressão motora, ouvimos a história da Carochinha.
Recortámos as imagens da história,  fizemos a sequência e colámos, alguns meninos também fizeram pintura.
Brincámos e falamos dos amigos, dos presentes e dos ausentes.
Os amigos podem não estar junto de nós, mas estão sempre guardados na gaveta da amizade do pássaro da alma de cada um...  na nossa está o Ivo, o nosso amigo especial, para ele ler e saber que temos saudades escrevemos uma mensagem.
"-Queremos saber se está tudo bem. (Miguel Sobral)
-Ivo és lindo, temos saudades tuas, queremos saber se estás mais maior, queremos saber tua escola é grande, e se tu estás cá perto, vens cá qualquer dia. (Maria)
-Queremos saber se tu gostas da escola. (Miguel Palaio)
-Queremos saber se tens muitos amigos. (Alice)
-Gostas de estar na escola nova e tens muitos jogos? (Martim)
-Como é a tua professora, como se chama? (Santiago)
-Tenho saudades do Ivo. (Alexandra)
-A tua escola tem jardim? (Lara)
-Queremos brincar contigo. (Matilde)
 Para  ouvires escolhemos a canção que nós gostamos muito https://youtu.be/o1AevOiY7h4. Muitos beijinhos para ti  para o Isac, para o pai para a mãe e para os teus novos amigos...à e para a tua professora"