quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de ABRIL

 Explicar o que foi o 25 de Abril a crianças tão pequenas, de forma a que elas percebam, é muito, muito difícil, mesmo assim,  é importante falamos sobre isso.   
Quem sabe o que foi o 25 de Abril? 
- Eu vou à corrida e vou ganhar uma taça. (Rodrigo)
- É ser feriado. ( Margarida)
A Margarida tem razão, por isso  vimos primeiro um PowerPoint sobre o 25 de Abril e depois falámos sobre o acontecimento.
Cada um falou do que viu e do que entendeu. 
- Os meninos tinham de estar separados, e havia lá uns maus e só os maus é que mandavam, e só podiam falar um de cada vez. (Lucas)
-Os soldados usavam cravos vermelhos  e podem sentar-se ao pé das crianças, e as crianças podem-se sentar ao pé deles. (Lilia)
-Antes não podiam ir para o trabalho sem o chefe dizer. (Leticia)
-Os meninos só andavam na escola onde as meninas não andavam. Quem não queria ir à guerra ficava preso na prisão todo o dia, era uma prisão de todo o dia. Depois os maus foram para um país onde não podiam mandar. (Afonso)
-Quando foi o 25 de Abril, havia canhões e barcos de guerra.
Os soldados tinham cravos nas espingardas, mas havia soldados que não tinham cravos nas espingardas que era para matar os maus, antes do 25 de Abril  também havia os meninos separados das meninas na escola, e os senhores naquela altura tinham de ir à guerra eram obrigados, mas ás vezes prendiam também aqueles que falavam, obrigavam as pessoas a irem para a guerra, elas não queriam e escondiam-se, depois os maus procuravam e prendiam, alguns até atiravam as pessoas para a água para morrerem. Mas depois as pessoas prenderam os maus na prisão, onde eles punham quem não queria ir para a guerra. (Martim)

Sem comentários:

Enviar um comentário