quinta-feira, 7 de abril de 2016


Uàu.., começamos...adeus adeus...
...cá vamos nós para mais uma aventura...não sabemos quanto tempo vai durar, porque queremos muitas coisas e até uma nave espacial como os mini einsteins e mais... (???)...(pelo meio temos de falar e fazer outras coisa, prendas, trabalhos, participar em  encontros e outras atividades).

Quero que tudo (o que queremos e o que temos que fazer) tenha um fio condutor que desperte a curiosidade, o conhecimento e motivação e acima de tudo que seja muito lúdico.

Começámos com a história "A minha educadora é uma extraterrestre", falamos de guerra e fizemos a mochila e falamos, falamos...(exploramos  e dissemos o que pensávamos sobre os temas).
-Ó professora tu é uma extraterrestre? (...achas? em que planeta é que eu nasci? ) Então consegues tudo, tu consegues não podes desistir...(...eu vou conseguir? Não, nós vamos conseguir...). (Miguel Palaio)
-Eu fui o presidente e respondi a tudo e contei quantos meninos almoçam e os dias que houve de sol e portei-me bem, e brinquei e pintei e fiz o jogo das estátuas e vi o filme da liberdade e falei, e falamos dos foguetões e das naves espaciais e do luar e do sol e dos planetas do nome e só me lembro do vénus e do que tem o nome do pai da pequena serei que é neptuno, e de andarmos na lua aos pulos, e do sol que é uma estrela, e comi bem e pus o leite.(Matim)

 Vimos e exploramos as imagens do powerpoint "Abril conto de Liberdade" do José Jorge Leteria cada um deu a sua opinião sobre A LIBERDADE

-É ficarmos felizes, o peixinho está preso, não tem liberdade e quer sair de lá do aquário. (Miguel Sobral)
-Liberdade é as pessoas estarem felizes, eu sou livre porque nunca estou preso. (Miguel Palaio)
-É não estar preso. (Alice)
-É voar. (Santiago)
-É miar à Lua, o gato estava apaixonado pela lua. (Mia)
-Eu tenho liberdade, sou feliz, mas alguém pode não ter,  porque pode estar preso, se calhar neste país ninguém tem, estão presos e  noutros países da guerra devem estar presos, é assim, não tem liberdade. (Maria)
A Maria explicou e explicou (com palavras e com gestos)  O que é Liberdade... Perceberam???

Liberdade...é ter respeito por todos,  não estar preso é ser Feliz é sonhar e voar cada um à sua maneira.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário