sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como se faz vinho

Fomos visitar a Biblioteca da nossa escola, aprendemos que nas bibliotecas existem livros que não se podem estragar, e não podemos fazer barulho.

A professora Ana deu-nos mais cinco sacos para podermos levar os livros para casa.
Na próxima semana vamos começar com o projecto da Leitura em Vai Vem.
Vamos levar os livros para casa para serem lidos em conjunto com os pais ou com os avós, depois de lidos, tem de ser devolvidos para outros meninos poderem ler.
Ouvimos a história o Outono, falamos sobre o livro e aprendemos uma adivinha.
Voa sem asas
Assobia sem boca
e tu nem me vês, nem me tocas
O que é?
-Um fantasma. (Gabriel)
-São sombras. (Afonso)
-Uma Cobra. (Mariana)
-Um Helicóptero. (Pedro)
Pensem bem....
-O Vento. (Pedro)

O livro fala sobre o vinho, o que sabemos nós sobre isso?
-O vinho faz-se com os pés a pisar as uvas, depois passa para um balde grande. (Mariana)
-Blac.. que grande porcaria, não é nada, é assim:
É com uva, é meter numa mánica e aquilo sai os caroços e as peles, e depois as uvas são espalmadas e sai num balde gigante, e depois vai meter num balde e noutro balde mais grande, e depois o pai já tem vinho.
A uva quando é transformada em vinho, já não é uva e cheira a outra coisa, a vinho, eu já cheirei ao pé, pus o meu nariz mesmo ao pé e o meu nariz ficou entupido e estava-me a doer mesmo o nariz e eu tirei logo. (Pedro)
...é muito perigoso fazer isso por causa dos gazes......
O dialogo entre o grupo continuou e o Afonso de repente pensou...(se o pai do Pedro tem vinho e é preto e o meu também vende uma coisa que depois de feita é preta, e como esta cabecinha nunca para.., sim porque o pai dele não é melhor que o meu..) colocou logo uma pergunta.
-Posso fazer uma adivinha? (Afonso)
-E donde é que o café sai?
-É da maquina do café e depois põe água para sair. (Lilia)
- Oh! o café do meu pai não é assim, mas cheira a café. (Afonso)
...E a conversa terminou com os meninos a descobrirem que as uvas são um fruto mas que o café também também é um fruto.

Sem comentários:

Enviar um comentário